Estamos nos aproximando da Quaresma, tempo propício para a escuta da Palavra, da oração, para as práticas comuns deste tempo, sobretudo da caridade como caminho de conversão.
Todos os anos, a Igreja no Brasil nos convida a refletir a luz da fé, sobre temas relativos às várias situações sociais e existenciais do povo brasileiro que requerem maior fraternidade.
Neste ano, somos chamados a olhar para a natureza - OBRA DE DEUS. O tema: "Fraternidade e a vida no planeta" e o lema: "A criação geme em dores de parto (Rm8, 22)", foca principalmente a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, com sérias ameaças para a vida em geral, e principalmente a vida humana, sobretudo a dos mais pobres e vulneráveis.
Esse tema se faz atual, mediante as intempéries climáticas que assolam a todos nós.
Nossa vida e a vida de todos os seres que habitam neste planeta está em nossas mãos. Nossas escolhas podem ajudar a melhorar a situação de nosso planeta, a começar por pequenos gestos. Não é necessário ir muito longe ou olhar para o outro lado do planeta para perceber a necessidade de um cuidado maior pela natureza. Se podemos ajudar a melhorar esta situação, por que muitas vezes permanecemos esperando que as providências sejam tomadas somente pelos poderosos?
Esta Campanha não quer ser uma utopia e sim uma alerta de que atitudes devem ser tomadas , não por uma minoria, mas por todos nós, pois este planeta é nossa casa e precisamos ser fraternos, gerar ações que nos levem ao bem comum. Como São Francisco de Assis, louvemos a Deus por todas as suas criaturas e que a Palavra de Deus seja sempre o ponto de partida para nossas reflexões e que por ela, sejamos fortalecidos para lutar em defesa da vida de nosso planeta.